agricultura

A produção de grãos na Região Central tem sido comprometida pela falta de chuva desde dezembro. Os principais prejuízos são na soja, onde a quebra média na safra chega a 54,90% na região. No município de Tupanciretã, com maior área de soja plantada no Estado, mais que a metade das lavouras já foram colhidas, e a produtividade média está ficando abaixo dos 30 sacos por hectare. 

Na fazenda "Parceria Kurtz", em São Sepé, são plantados cerca de 800 hectares de soja. Desses, até agora, cerca de 200 foram colhidos e a produtividade média tem sido de 9 a 15 sacas por hectare. Na safra passada, a média foi de 45.

_ Isso não cobre nem o custo que tivemos. Temos bastante área plantada de forma tardia, então ainda temos uma expectativa de que melhore um pouco, mas não tem como saber. Às vezes a gente olha e acha que vai render um pouco mais, mas daí a máquina entra na lavoura e não rende _ relata um dos funcionários da fazenda. 

Além de soja, os agricultores plantam arroz e investem na pecuária na fazenda, o que também vem sofrendo com a seca. As pastagens em toda a região estão com baixa qualidade, o que impacta diretamente no desenvolvimento do gado. Há também bebedouros e açudes secos. 

Em Santa Maria, cerca de 35% a 40% da soja plantada já foi colhida, e a estimativa de perdas só nessa cultura chega a R$ 105 milhões. 

_ A tendência é que as estimativas se mantenham essas ou até piorem nos próximos meses. A colheita da soja deve ir até o final de abril, mais ou menos. E essa safra está sendo bem problemática: o plantio da soja já atrasou por causa da chuvarada entre outubro e novembro, e agora essa questão da estiagem - destaca o chefe do escritório municipal da Emater, Guilherme Godoy dos Santos.

De acordo com Santos, há prejuízos também no milho, arroz, pecuária e hortifrutigranjeiros. O projuízo total no setor agrícola já chega a 123,9 milhões em Santa Maria. 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Expotupã é adiada para setembro

Reunião na próxima segunda-feira deve decidir se Expotupã será cancelada ou adiada Próximo

Reunião na próxima segunda-feira deve decidir se Expotupã será cancelada ou adiada

Agronegócio